Competências essenciais e as estratégias de ensino
de: R$ 169,90
por: R$ 69,90
Nesse curso você poderá aprender a teoria e a prática das competências (conteúdos) essenciais para aprender a jogar futsal: a relação com a bola, as interações táticas e a ocupação do espaço tático.
Abertura
Considerações iniciais
Ao final desse curso você deverá ser capaz de discriminar as competências essenciais para a aprendizagem do futsal e, ainda, aplicar estratégias para provocá-las.
Teórico-prático
O jogo e as competências essenciais
Descubra nessa aula quais são as competências essenciais e também a sua origem
Formar jogadores: longo e qualitativo processo
Como se dá, no Brasil, o processo de formação de jogadores?
Relação com a bola
Qual a teoria por detrás da aprendizagem das habilidades técnicas ou gestuais? Qual a relação entre o contexto de jogo e a criação do ambiente de aprendizagem? Qual a diferença entre técnica ideal e técnica situacional? O treinador ensina as habilidades ou a criança aprende?
Interações táticas
Essa aula abordará a aprendizagem das interações táticas, que, resumidamente, se trata de aprender a "jogar com". Saiba como, na prática, implementar o ensino dessa competência essencial.
Ocupação do espaço tático de jogo
É relevante adotar um desenho tático desde cedo? Adotar um desenho tático inibe a liberdade dos jogadores iniciantes? Deve-se jogar 4x4 na linha ou há outras estratégias?
Pensar as competências de modo sistêmico
Nessa aula será possível reforçar que as competências essenciais precisam ser pensadas e praticadas de modo sistêmico.
Considerações para o módulo prático
Leia com atenção as considerações para o módulo prático.
Estratégia de ensino 1: 3x3 em quadra aberta
Ao assistir o vídeo será possível identificar uma dinâmica de jogo que se joga 3x3, na quadra aberta toda), com goleiros (essa é a estratégia de ensino, que poderíamos chamar de um jogo adaptado ou modificado). Também será discutido o tom de intervenção do treinador
Estratégia de ensino 2: 3x2 meia-quadra/metas adaptadas
Inicia-se jogando 3x2 em meia-quadra. Os defensores, caso recuperem a bola, devem atacar as três metas adaptadas na linda divisória central,
Estratégia de ensino 3: 4x4/3 metas
emos de saída uma nova estratégia de ensino. Agora, o treinador desenhou 4x4 iniciando-se em meia-quadra e outra equipe na espera na outra meia-quadra.
Estratégia de ensino 4: 3x3 na quadra aberta com trocas
Na aplicação dessa última estratégia, selecionei uma nova versão para a estratégia de ensino em que se jogava 3x3 com trocas pelas alas.
Considerações finais
Relembre um pouco do que foi abordado no curso.