
Pedagogia do futsal: conteúdos essenciais e estratégias de ensino
de: R$ 199,90
por: R$ 99,90
Nesse curso teórico-prático, numa linguagem simples e acessível, você aprenderá dois fatores conjugados e centrais na formação do jogador de futsal/futebol iniciante: "o que" e "como" treinar, ou seja, quais as competências ou conteúdos essenciais ("o que") que todo iniciante deveria explorar em aulas-treinos para aprender a jogar bem e, claro, diferentes estratégias de ensino ("como") que podem ser desenhadas para treinar aquelas competências. Destinado a treinadores/as, professores/as que ensinam futsal para crianças entre os 6-7 e os 11-12 anos de idade.
Abertura

Considerações iniciais
Ao final desse curso você deverá ser capaz de discriminar quais os conteúdos ou competências essenciais para um bom aprendizado do futsal e, ainda, aplicar algumas estratégias baseadas no jogo para ensiná-los.
Teórico-prático

O jogo e as competências essenciais
Nessa aula você identificará os conteúdos ou competências essenciais para um bom aprendizado do futsal e compreenderá como essas competências surgiram.

Formar jogadores: longo e qualitativo processo
Descubra nessa aula por que não é preciso ter pressa para formar jogadores de futsal no Brasil e, ainda, constate evidências de que não há uma relação do tipo causa-efeito entre iniciar cedo e ser campeão para alcançar as categorias maiores do futsal.

Relação com a bola
Algumas questões precisam ser respondidas nessa aula: Qual a teoria por detrás da aprendizagem das habilidades técnicas ou gestuais? Qual a relação entre o contexto de jogo e a criação do ambiente de aprendizagem? Qual a diferença entre técnica ideal e técnica situacional? O treinador ensina as habilidades ou a criança aprende?

Interações táticas
Essa aula abordará o ensino das interações táticas. Você identificará os papéis táticos fundamentais e compreenderá a relação entre o desenho do jogo e o aumento da frequência das atitudes táticas que se quer treinar.

Ocupação do espaço tático de jogo
Algumas questões serão respondidas nessa aula: - É relevante adotar um desenho tático desde cedo? - Adotar um desenho tático inibe a liberdade dos jogadores iniciantes? - Deve-se jogar 4x4 na linha ou há outras estratégias?

Pensar as competências de modo sistêmico
Nessa aula será possível reforçar por qual motivo as competências essenciais precisam ser pensadas e praticadas de modo sistêmico.

Considerações para o módulo prático
Leia com atenção as considerações para o módulo prático.

Estratégia de ensino 1
Nessa aula será apresentada e discutida a estratégia de ensino de 3x3 com goleiros na quadra aberta para ensinar atitudes táticas ofensivas e defensivas do jogo de transição. Também será discutido detalhadamente o tom de intervenção do treinador.

Estratégia de ensino 2
Nessa aula será apresentada e discutida a estratégia de ensino de 3x2 em meia-quadra com um goleiro para ensinar atitudes táticas ofensivas e defensivas do jogo de transição. Essa é a versão 1 do jogo, em que os defensores, caso recuperem a bola, devem atacar as três metas adaptadas na linha divisória central. Depois, serão adicionadas as versões 2 e 3.

Estratégia de ensino 3
Nessa aula será apresentada e discutida a estratégia de ensino de 4x4 com goleiros na quadra aberta para ensinar atitudes táticas da organização defensiva. Também será adicionada uma versão 2 para o jogo.

Estratégia de ensino 4
Será apresentada nessa aula a estratégia de 3x3 com trocas pelas alas em um nível maior de complexidade, numa nova versão, para se treinar atitudes táticas do jogo de transição.
Considerações finais

Considerações finais
Nessa aula faremos o fechamento do curso, reforçando que um dos maiores desafios do treinador/treinadora é selecionar “o que” e "como" treinar e de que como esse curso explorou ambos os fatores de forma sistêmica, conjugada. Além disso, há um super desafio a ser vencido.