59% de desconto

Competências essenciais e as estratégias de ensino

de: R$ 169,90
por: R$ 69,90

Pedagogia do futsal
Intermediário

Nesse curso você poderá aprender a teoria e a prática das competências (conteúdos) essenciais para aprender a jogar futsal: a relação com a bola, as interações táticas e a ocupação do espaço tático. 

Adqurir Curso

Abertura


Ao final desse curso você deverá ser capaz de discriminar as competências essenciais para a aprendizagem do futsal e, ainda, aplicar estratégias para provocá-las.

Considerações iniciais

Ao final desse curso você deverá ser capaz de discriminar as competências essenciais para a aprendizagem do futsal e, ainda, aplicar estratégias para provocá-las.

Teórico-prático


Descubra nessa aula quais são as competências essenciais e também a sua origem

O jogo e as competências essenciais

Descubra nessa aula quais são as competências essenciais e também a sua origem

Como se dá, no Brasil, o processo de formação de jogadores?

Formar jogadores: longo e qualitativo processo

Como se dá, no Brasil, o processo de formação de jogadores?

Qual a teoria por detrás da aprendizagem das habilidades técnicas ou gestuais? Qual a relação entre o contexto de jogo e a criação do ambiente de aprendizagem? Qual a diferença entre técnica ideal e técnica situacional? O treinador ensina as habilidades ou a criança aprende?

Relação com a bola

Qual a teoria por detrás da aprendizagem das habilidades técnicas ou gestuais? Qual a relação entre o contexto de jogo e a criação do ambiente de aprendizagem? Qual a diferença entre técnica ideal e técnica situacional? O treinador ensina as habilidades ou a criança aprende?

Essa aula abordará a aprendizagem das interações táticas, que, resumidamente, se trata de aprender a "jogar com". Saiba como, na prática, implementar o ensino dessa competência essencial.

Interações táticas

Essa aula abordará a aprendizagem das interações táticas, que, resumidamente, se trata de aprender a "jogar com". Saiba como, na prática, implementar o ensino dessa competência essencial.

É relevante adotar um desenho tático desde cedo? Adotar um desenho tático inibe a liberdade dos jogadores iniciantes? Deve-se jogar 4x4 na linha ou há outras estratégias?

Ocupação do espaço tático de jogo

É relevante adotar um desenho tático desde cedo? Adotar um desenho tático inibe a liberdade dos jogadores iniciantes? Deve-se jogar 4x4 na linha ou há outras estratégias?

Nessa aula será possível reforçar que as  competências essenciais precisam ser pensadas e praticadas de modo sistêmico.

Pensar as competências de modo sistêmico

Nessa aula será possível reforçar que as competências essenciais precisam ser pensadas e praticadas de modo sistêmico.

Leia com atenção as considerações para o módulo prático.

Considerações para o módulo prático

Leia com atenção as considerações para o módulo prático.

Ao assistir o vídeo será possível identificar uma dinâmica de jogo que se joga 3x3, na quadra aberta toda), com goleiros (essa é a estratégia de ensino, que poderíamos chamar de um jogo adaptado ou modificado). Também será discutido o tom de intervenção do treinador

Estratégia de ensino 1: 3x3 em quadra aberta

Ao assistir o vídeo será possível identificar uma dinâmica de jogo que se joga 3x3, na quadra aberta toda), com goleiros (essa é a estratégia de ensino, que poderíamos chamar de um jogo adaptado ou modificado). Também será discutido o tom de intervenção do treinador

Inicia-se jogando 3x2 em meia-quadra. Os defensores, caso recuperem a bola, devem atacar as três metas adaptadas na linda divisória central,

Estratégia de ensino 2: 3x2 meia-quadra/metas adaptadas

Inicia-se jogando 3x2 em meia-quadra. Os defensores, caso recuperem a bola, devem atacar as três metas adaptadas na linda divisória central,

emos de saída uma nova estratégia de ensino. Agora, o treinador desenhou 4x4 iniciando-se em meia-quadra e outra equipe na espera na outra meia-quadra.

Estratégia de ensino 3: 4x4/3 metas

emos de saída uma nova estratégia de ensino. Agora, o treinador desenhou 4x4 iniciando-se em meia-quadra e outra equipe na espera na outra meia-quadra.

Na aplicação dessa última estratégia, selecionei uma nova versão para a estratégia de ensino em que se jogava 3x3 com trocas pelas alas.

Estratégia de ensino 4: 3x3 na quadra aberta com trocas

Na aplicação dessa última estratégia, selecionei uma nova versão para a estratégia de ensino em que se jogava 3x3 com trocas pelas alas.

Relembre um pouco do que foi abordado no curso.

Considerações finais

Relembre um pouco do que foi abordado no curso.